Correio Popular Notícia


SINALIZAÇÃO
Ponte sobre rio Urupá recebe semáforos para organizar tráfego

Data da notícia: 2016-12-02 19:55:51
Foto: Marco Bernardi
O sinal ficará ligado apenas à noite, durante o horário de aulas da Faculdade Unijipa

(Da Redação) Em Ji-Paraná, as cabeceiras da ponte sobre o rio Urupá, localizada no perímetro urbano da RO-135, recebeu a instalação de dois semáforos nesta semana. O objetivo é organizar o tráfego em horários de pico, já que a via possui pista simples. Motoristas dizem que o equipamento ainda não surtiu o efeito esperado, e que o problema seria resolvido com a duplicação do local.

A implantação foi realizada pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) com aval do Departamento de Estradas e Rodagens de Rondônia (DER-RO). Aparelho ficará ligado apenas à noite, durante horário de aula de uma universidade no 3º distrito do município.

A ponte possui pista simples, impossibilitando a travessia simultânea de veículos em sentidos opostos. Segundo a AMT, essa dificuldade de tráfego causava divergências entre os motoristas que precisam utilizar a via. A implantação teria sido a pedido da Unijipa.

A estrutura dá acesso ao 3º distrito de Ji-Paraná e ao distrito de Nova Londrina, além de ser única passagem de cerca de 500 estudantes diariamente para universidade.

Motoristas que passam pelo trecho, dizem que a implantação do semáforo não surtiu efeito no trânsito do local e cobram a duplicação da pista da ponte sobre o rio Urupá.

"Aqui não resolveu nada, ninguém fica esperando o sinal abrir. Se está vermelho e não tem ninguém na pista contrária, eles atravessam do mesmo jeito, principalmente em época de prova. Temos que usar essa passagem todos os dias, já passou da hora de duplicarem a pista", conta a universitária Andrea Aragão.

DUPLICAÇÃO
Construída na década de 1990, a atual ponte causa transtornos aos motoristas há cerca de 20 anos, já que possui apenas uma pista e suporta apenas a travessia em um sentido por vez, fazendo com que os condutores aguardem na cabeceira, que causa acúmulo de veículos no local.

Segundo o DER, foi realizado um projeto para construção de uma nova ponte no local. O projeto foi entregue e a Superintendência Estadual de Compras e Licitações (Supel) iniciou a primeira etapa do processo licitatório para a construção.

A nova ponte deverá medir cerca 150 metros com 11 metros de largura, com pistas nos dois sentidos da rodovia estadual. De acordo com o DER, as obras custarão R$ 7 milhões e devem ser iniciadas no primeiro semestre de 2017. Após o início da construção da ponte, a empresa responsável terá de oito meses a um ano para finalizar a obra.

Fonte: G1/RO- Marco Bernardi






Noticia vista 1222 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.